quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

1º Debate NPPCA - Controle Social e o Papel do Ministério Público

I Debate NPPCA – Controle Social e o Papel do Ministério Público


No dia 17 de Novembro de 2014,  foi realizado, no auditório da Universidade Federal do Cariri, das 19:00 as 22:00, o I Debate NPPCA – Controle Social e o Papel do Ministério Público. O Evento contou com a participação de estudantes e professores e teve como à frente como participantes a Promotora Alessandra Magda Monteiro Ribeiro, da 1ª Promotoria Cível e Defesa da Cidadania de Juazeiro do Norte, os professores e coordenadores do NPPCA Geovani de Oliveira Tavares e Milton Jarbas, os bolsistas Tiago Cavalcante Alencar e Érben Ramon, e os estudantes residentes do Curso de Administração Pública.

Inicialmente foi distribuído um folder informativo sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo e pelos estudantes da atividade de residência social em núcleo de conhecimento, logo após foi apresentado um vídeo que teve por objetivo apresentar aos participantes os temas que seriam discutidos naquela noite. Em seguida houve a formação da mesa com os convidados e os professores Milton Jarbas e Geovani Tavares explanaram sobre o trabalho desenvolvido pelo NPPCA, além da atividade de residência dos estudantes do sétimo período do curso de Administração Pública, que também participariam do debate. Logo após deu-se início a palestra da Promotora Alessandra Magda. Esta explanou o papel do Ministério Público, além de demonstrar todas as atribuições e atividades desenvolvidas pelo órgão.
                
Após a palestra, cada estudante residente apresentou um caso real em formato de problema para ser debatido com a promotora e com os participantes, afim de saber qual o papel do Ministério Público na resolução ou encaminhamentos das questões apresentadas e de que maneira o estudante poderia realizar os devidos encaminhamentos para a resolução da demanda. Após a primeira parte de questões, foi concedido um tempo para um lanche, e após esse intervalo, foram abertas as questões e casos apresentados pelo público participante. Tivemos uma ótima participação do público, com quase uma dezena de casos apresentados, entre problemas com saúde, infraestrutura, transporte, entre outros.

O I Debate NPPCA – Controle Social e o Papel do Ministério Público contou com a participação de 57 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário